O Deputado do PCP, Miguel Viegas, integrado numa delegação da DORC do PCP, reuniu com a Administração e com representantes dos trabalhadores dos Estaleiros Navais do Mondego. Nas reuniões ficou patente a falta de medidas objectivas e de instrumentos do governo para o sector. As empresas de construção naval não conseguem financiar-se ou obter garantias bancárias, o que tem vindo a colocar em risco a concretização de importantes encomendas.

Apesar do governo continuar a integrar no seu discurso a aposta na economia do mar, o sector da reparação e construção naval tem vindo a ser paulatinamente destruído no nosso país. Só com intervenção do Estado se poderá salvaguardar este importante sector. Apesar disto, o sector da construção naval estará excluído da possibilidade de concorrer aos fundos para a inovação ligados ao “Horizonte 2020”, o que confirma a total falta de aposta no sector da construção naval por parte do governo. O deputado do PCP comprometeu-se a apurar melhor a questão e a questionar a Comissão Europeia sobre esta matéria.
A delegação da DORC do PCP reafirmou que só com uma verdadeira aposta na produção nacional é possível tirar Portugal do rumo de declínio. Reafirmou ainda que continuará a intervir na defesa dos Estaleiros Navais do Mondego, pela salvaguarda desta empresa histórica com trabalhadores altamente qualificados que constituem uma riqueza inestimável para a capacidade de produção e de desenvolvimento do distrito e do país.

PCP Figueira da Foz

«A alegria de viver e lutar vem-nos da profunda convicção de que é justa, empolgante e invencível a causa por que lutamos» Álvaro Cunhal, O Partido com Paredes de Vidro (1985)

PCP Figueira no Facebook